Registrando uma oficina cheia de amor - Tema: Preparação para o parto (fases do TP)
Quero falar pra vocês, um pouco sobre o dia em que fui convidada pelas meninas do Coletivo Mãe Possível - doulas queridas e parceiras na humanização - para fotografar a oficina que elas ofereceriam pra gestantes <3.
Rolou no dia 01/12/2018 na Amaai, uma salinha fofa no centro da cidade. Um espaço realmente de cuidado, acolhedor e daqueles lugares que você entra e já se sente empoderada. Tinha banqueta, bola, placenta, bebê, pelve e coisas do feminino! #girlpower
As meninas do coletivo são incríveis, Gabi @gabisantoro_doula, Lívia @liviabranco.doula e Jéssica @adv.jessicaseabra, profissionais competentes que explicam e ao mesmo tempo acolhem, sabe? Quando eu vi, já estava me sentindo como se nós, as gestantes e acompanhantes fôssemos uma grande família.
O tema da oficina era de preparação para o parto, falando de suas fases. É sempre gostoso ouvir sobre esse tema, relembar e sempre aprender algo novo. Eu estava fotografrando e prestando atenção na palestra rsrs
Pela manhã, foi servido um café da manhã delicioso e todos foram se ambientando.
A oficina começou e foi super explicadinha, demonstrado (na prática mesmo!), rolou massagem, rebozo, criança mostrando como se nasce na banqueta e muito mais!
Pra quem ainda não sabe, as fases do TP são oficialmente 3, mas há subdivisões na 1ª fase, então podemos considerar, de fato, 6 estágios:
PRÓDOMOS: São aquelas contrações de treinamento, é o útero treinando para o TP. Podem ser um pouco mais dolorosas que as contrações de BRAXTON HICKS (que são indolores e fisiológicas mesmo). A mulher pode ficar em pródromos por horas e até dias. Uma boa dica pra saber se são pródromos é tomar um banho quente e ver se o corpo de acalma novamente, se aquilo vai passando, passando. Se passar? São pródromos!
FASE LATENTE: Nessa fase as contrações já têm ritmo mesmo que mais espaçadas. A mulher geralmente ri, conversa, reclama de alguma coisa, come, faz unha, cabelo, está "consciente" rs. É uma fase importante pra descansar o máximo possível, beber liquidos e comer alguma coisa. Ocitocina já tá ai!!!
FASE ATIVA: Nessa fase a mulher normalmente se recolhe, quase não fala, está concentrada e não raciona tão rápido. As contrações aumentam e doem mais, duram mais. Se o parto for hospitalar, é hora de partir pra lá! É interessante que ofereçam fontes de energia pra essa mãe, frutas, melzinho, ou algo que possa dar um levante, pois ela precisará de força. O colo do útero precisa afinar e o bebê descer, se a gestante tem doula, pode ser hora de usar a bolsa, rebozo...
PERÍODO DE TRANSIÇÃO: É o estágio entre a fase ativa e o expulsivo. A mulher entra na partolândia, não raciocina, não responde perguntas, alterna o humor, diz que não vai conseguir e quer uma cesárea, pede analgesia.
EXPULSIVO: Aqui o bebê efetivamente nasce! <3
DEQUITAÇÃO PLACENTÁRIA: Após o bebê nascer, a placenta também nasce! O corpo continua contraindo até isso acontecer. Se a hora dourada for respeitada e o bebê ficar pele a pele, mamar, facilita bastante, porque a mãe continua produizindo ocitocina.
A oficina foi regada de amor e aconhego, que é o que espero que sintam nos meus registros. Muito carinho por todxs os presentes! #gratidao
Beijos,
Lu
.
.
.
♡ www.lucianabello.com.br